A encarnação procura responder à pergunta: para que (futuro) encarnamos? Ela focaliza o presente, mas o presente voltado para o futuro.
A reencarnação procura responder à pergunta por que (passado) reencarnamos? Focaliza o passado, mas o passado projetado no presente.
Segundo o enfoque encarnatório - como ele se acha conceituado acima - a educação representa o processo (auto ou hetero) de afloramento das perfeições que jazem no acervo potencial do espírito de cada encarnado.
[Na perspectiva reencarnatória], educar consitirá em induzir o educando a: 1º - aceitar os seus infortúnios atuais com resignação como consequências dos desvios evolutivos pretéritos; 2º - assumir a responsabilidade por essas ações cometidas no uso do seu livre-arbítrio; 3º - predispor-se à reparação desses desvios.
[Espiritismo e Educação, cap. "Estudo espírita da unidade
educacional encarnação / reencarnação", págs. 21, 22 e 25 - Ney Lobo]
Nenhum comentário:
Postar um comentário